segunda-feira, maio 08, 2006

"A questão de se ser demasiado profundo.
A verdade nem sempre está no fundo de um poço. Tal como acontece com a sabedoria mais importante, acredito que a verdade está invariavelmente à superfície. A profundidade está nos vales onde a procuramos e não nos cumes das montanhas onde a encontramos. As formas e origens deste tipo de erro estão bem tipificadas na contemplação dos corpos celestes. Olhar para uma estrela de lado, vê-la de forma transversal utilizando a parte exterior da retina ( mais sensível a estímulos fracos que a parte central) permite ver a estrela nitidamente e apreciar melhor o seu brilho, brilho esse que vai diminuíndo se olharmos directamente para ela. Uma profundidade desmedida confunde e enfraquece o pensamento, sendo até possível fazer desaparecer Vénus do firmamento se observarmos muito em pormenor, com demasiada concentração ou muito directamente."


Edgar Alan Poe

3 comentários:

M disse...

Oi! És Portuguesa?

angelofpromise disse...

Sou!!! Da invicta :-))!!! Agora em português, parabéns pelo magnífico trabalho, pois é um dos blogs mas interessantes que encontrei!!!

M disse...

Ena, que grande elogio, obrigada! :) Boa sorte com o teu blog, espero que te divirtas tanto com ele como eu me divirto com o meu.